terça-feira, 24 de novembro de 2009

Contraplonge fala com exclusividade ao Oi Novo Som


Você sabia que os caras do Contraplonge começaram tocando Heavy Metal, em inglês, e conheceram os Novos Baianos há pouco tempo? Pois é. A raiz da banda é bem rock’n’roll, e como revela o vocalista e baixista Cacá Bernardo, eles resolveram acrescentar outras influências, como música clássica e brasileira, pra formar o som vencedor do Oi Novo Som.

Eles são o Destaque da Semana na Oi FM, com a versão de "Mistério do Planeta". Além disso, um dos prêmios que eles faturaram foi o ringtone da versão que fizeram, que inclusive já pode ser baixada. Pra isso basta acessar o portal WAP do seu Oi ou enviar uma mensagem de texto com a palavra VERSÕES pra 939.

Abaixo, o Cacá nos conta um pouquinho da trajetória do grupo e do Concurso Versões.

Versões Novos Baianos

Oi Novo Som: Afinal, o que é Contraplonge?
Contraplonge: É uma nomenclatura característica do cinema. É uma técnica utilizada na fotografia pra você enaltecer o objeto em foco. No nosso caso, esse objeto é a arte. É aquele plano de baixo pra cima, pra parecer que o objeto está maior.

Oi Novo Som: Como foi pra vocês participarem do Concurso Versões Novos Baianos?
Contraplonge: Tivemos acesso há pouco tempo à obra do Novos Baianos. Vimos em uma revista os 100 discos mais influentes da nossa música, e “Acabou Chorare” estava em primeiro. Ouvimos e ficamos apaixonados. Logo começamos a gravar Mistério do Planeta. Aí, vi no portal que ia começar a promoção Novos Baianos, então terminamos de gravar e fizemos a inscrição.

ONS: E por que escolheram a Mistério do Planeta entre todas as outras?
Contraplonge: Achamos que o arranjo original dela tinha muito a ver com a gente. A bateria, a guitarra do Pepeu (Gomes), com aqueles solos, é muito presente também no nosso trabalho.

ONS: Como foi que vocês divulgaram a música e correram atrás dos votos?
Contraplonge: Nós divulgamos através do Orkut, Twitter... Fomos passando pros amigos, que passavam pros amigos... Graças à galera que vestiu a camisa com a gente, conseguimos.

ONS: O que vocês acham do projeto Oi Novo Som e do Concurso Versões?
Contraplonge: Muito legal, porque sempre é muito difícil o acesso à “grande máquina”, por questão de investimento mesmo. As portas não estão muito abertas pra galera que está começando. Esta oportunidade do Oi Novo Som caiu do céu. Muito bom!

ONS: Como prêmio, vocês tocarão na Oi FM e terão a música transformada num ringtone. Como é pra vocês ter a sua versão tocando em celulares por todo o Brasil?
Contraplonge: Como nós três não conhecíamos bem a obra dos Novos Baianos, nossa versão tocando por aí vai ser superlegal, porque une o presente ao passado e dá oportunidade às pessoas de conhecerem os Novos Baianos, além de ficar por dentro do nosso trabalho.

Luiza de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário