quarta-feira, 14 de abril de 2010

Videoclipe é importante pra banda?


Não é novidade pra ninguém que vivemos num tempo de super valorização da imagem. Além de ser uma tendência, a gravação de videoclipes pelas bandas independentes (ou não) se tornou uma estratégia importante de divulgação do trabalho do artista.

Essa história remete de fato à década de 1980, com a criação da MTV e tem como marco fundamental o clipe Thriller, do Michael Jackson.

Gravar um clipe significa alimentar os recursos hipermidiáticos na web. O YouTube é o maior exemplo disso.

Uma vantagem contemporânea nesse processo são as ferramentas disponíveis para tornar os registros mais baratos e práticos, como câmeras amadoras com alta qualidade de imagem e os próprios aparelhos celulares. As bandas independentes que não têm tanta grana pra investir nessa área, encontram um caminho possível e criativo para entrarem de maneira mais igualitária nesse espaço.

Prova disso são as várias bandas do Oi Novo Som que apostam nesse recurso, como a galera da Hidrocor (que fez inclusive o lançamento exclusivo do videoclipe aqui no portal), os mineiros da Rocknova, o Pélico, Columbia, Quarto Negro e várias outras.

O Oi Novo Som vai discutir esse tema em sua próxima edição, que rola nesta quinta-feira, dia 15. Para isso, convidou o jovem diretor Henrique Sauer, que já dirigiu vários videoclipes, inclusive um realizado em stop-motion da banda Columbia. Dedé Teicher, a apresentadora do programa, também esteve presente nos bastidores da gravação no novo clipe do Sobrado 112 e mostrará aos telespectadores o que rola por trás das câmeras.

Além deles, o Oi Novo Som ainda vai mostrar trechos das apresentações ao vivo dos artistas que passaram pelos Estúdios Oi Novo Som pelo país: Dibob, Tita Lima e The River Raid.

Imperdível!

E se você quiser assistir aos programas que já foram ao ar, acesse nosso canal no YouTube!

Luiza de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário